domingo, 14 de fevereiro de 2016

PARA TODAS AS TURMAS;TRABALHO CIENTÍFICO.

Olá queridos alunos da rede adventista e demais instituições de ensino, para facilitar o nosso trabalho e para dirimir quaisquer dúvidas que possam existir concernente ao modelo de um trabalho científico estou postando um modelo de acordo com a norma técnica,espero que possa ajuda-los. Prof. Irany
santos.
 Estrutura de um Trabalho Científico é a ordem sequencial dos elementos apresentados no trabalho. O aluno terá duas opções para realizar o trabalho: digitar ou manuscrever. Para trabalhos digitados:

 Os elementos pré-textuais devem ser contados e numerados. A contagem inicia-se na folha de rosto, apesar desta não receber numeração. O texto e os elementos pós-textuais são contados e numerados.

 1. Capa Deve conter nome da instituição (ex.: ESCOLA ADVENTISTA DE MANAUS), título do trabalho, local (ex.: MANAUS), mês e ano.(ex.:JANEIRO / 2016).

 2. Folha de Rosto A folha de rosto tem por objetivo a identificação do trabalho e deve conter os seguintes elementos: Autor(es) e respectivos números. Obs.: quando houver mais de um autor (aluno), relacioná-los em ordem alfabética. Título do trabalho, nota (ementa) sobre a natureza do trabalho onde deve conter o nome da escola, nome do professor, série e turma. E no final da página, local (cidade), mês e ano. Exemplo: Trabalho apresentado à Escola Madre Anatólia, sob a orientação da professora Marleide Oliveira, da disciplina de informática, 5º ano B.

 3. Sumário É a enumeração dos principais temas e subtemas, na mesma ordem em que aparecem no trabalho.

 4. Introdução ou Apresentação É a síntese do assunto tratado, em poucas palavras e sem muitos detalhes.

 5. Desenvolvimento (Texto) É a parte mais extensa da pesquisa, denominada corpo do trabalho. Deverá conter a argumentação e analisar os tópicos indicados na introdução, destacando pormenores, discutindo diferentes hipóteses. Esta parte não pode limitar-se à pesquisa de um só livro, mas no mínimo de três fontes diferentes. Observação: Orientação e Estilo do Texto • Tamanho do papel: obrigatoriamente, folha A4 (210 mm X 297 mm). • Corpo de letra (tamanho): 12 para o texto principal e 14 para títulos. • Fonte: “Times New Roman” ou “Arial”. • Formatação do texto: sempre justificado, à exceção daquilo que se quer destacar ou manter como no original (poemas, por exemplo, são tabulados à esquerda). 6. Considerações finais É a parte final do trabalho, o arremate. Ela deve retornar ao problema explicitado na introdução e trazer uma resposta para ele, considerando as principais contribuições proporcionadas pela pesquisa. Deve ser breve, clara, personalizada e convincente. A conclusão deve preocupar-se principalmente com a confirmação ou negação das hipóteses.

 7. Referências Relação das fontes consultadas no decorrer da pesquisa, podem ser: livros, periódicos, gravações sonoras etc., bem como documentos eletrônicos: disquetes, CD-ROM, e textos retirados da Internet. 7.1 Modelos Fontes bibliográficas (livros, revistas, enciclopédias): SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor por extenso ou apenas as iniciais. Nome do livro (sublinhado, negrito ou itálico). edição (se houver). Cidade : Editora, ano de publicação do livro, número de páginas. Obs.: O parágrafo deve ser alinhado no modo justificado. Ex.: VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço. 25. ed. São Paulo: Ática, 1996. 351p. Fontes eletrônicas (internet, cd-rom): AUTORIA. Título. Disponível em: < endereço eletrônico> Acesso em: data (dia, mês, ano). Ex.: ESCOLA ADVENTISTA DE MANAUS. ensino médio, 2016. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2016. Obs.: As referências não devem ser apenas bibliográficas, pois, muitas vezes, elas podem ser eletrônicas também (internet, cd-rom etc.) 8. Anexo ou ilustrações Destinadas a desenhos ou figuras que devem ser identificados, são folhas ilustrativas referentes ao assunto tratado. 9. Ordem de apresentação do trabalho. Qualquer dúvida deixe ai seu comentário, tentei simplificar ao máximo.valeu!!

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