quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Professor ou educador?

Olá galerinha do ensino médio gostaria que vocês me ajudassem dando sua opinião sobre a seguinte questão,qual é o verdadeiro papel do professor em sala de aula?                                               SINOPSE do livro
Com os tópicos tratados no livro, pretende-se mostrar que, professor não deve ser educador de seus alunos; que é nocivo dar ao professor a missão de educar; que a função de professor é instruir; e que educar e instruir são coisas muito diferentes. Educar é promover na pessoa, sentimentos e hábitos que lhe permitam adaptar-se e ser feliz no meio em que há de viver. Instruir é proporcionar conhecimentos e habilidades que permitam à pessoa, ganhar seu pão e seu conforto com facilidade. Pra isto, seguem vários temas tratados no livro. - O hábito de ler. Nosso povo não lê, os alunos não lêem. Para adquirir o hábito da leitura, o melhor jeito é, aumentar o tempo de leitura em sala de aula, no ensino fundamental; - Como aprender a redigir com facilidade, a partir da alfabetização; - Currículos de matemática, português e ciências, no ensino fundamental, único para todo Brasil, e que não mude pelo menos em 10, 15 anos; - Indisciplina de aluno, não é problema de professor, é problema para diretor. E aí uma importante sugestão - todo o diretor deve ter formação em Administração. Só teremos respeito aos professores, com direção competente e que exija disciplina; - Polêmica sobre a repetência. Qual o maior prejuízo para a sociedade - gastar dinheiro com a repetência (se preciso for) ou colocar no mercado de trabalho, profissionais com péssima formação? Quais as consequências de maus engenheiros, médicos, dentistas, advogados, professores, etc?Com os tópicos tratados neste livro, pretende-se mostrar que: professor não deve ser educador de seus alunos, que é nocivo dar ao professor a missão de educar; que a função do professor é instruir, e que educar e instruir são coisas muito diferentes. E, por se referirem de algum modo ao ensino, outros assuntos são analisados. 
Esta é uma obra que pode ser amada ou odiada, mas que com certeza fará com que o leitor não saia a mesma pessoa após sua leitura. Uma contribuição bem-vinda num momento em que a eficiência na escola se torna mais importante e mais desejada do que nunca.
Sobre o autor
Armindo Moreira é professor e mestre em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha. Armindo defende a posição de que “a educação consiste em criar hábitos e sentimentos, papel que cabe à família, à sociedade e à igreja. A instrução é a aquisição de conhecimento que facilita ganhar o pão de cada dia. A diferença é tão grande que há pessoas que não têm nenhuma instrução, mas uma esmerada educação. E, outras, muito bem instruídas, porém muito mal educadas.”obrigados meninos e conto com vocês.

33 comentários:

  1. A educação deve ser transmitida pelos pais, muitas famílias da sociedade contemporânea acreditam que a educação vai vir da escola, o que é um tremendo equívoco. Por está razão é muito comum ver alunos muito bem instruídos e com conhecimento acumulado porem com pouca educação, claramente notório na falta de organização, limpeza e gentileza para com os outros em próprio âmbito escolar.

    ResponderExcluir
  2. O dever de um professor é transmitir informações para alunos na sua vida acadêmica. Educação, bons modos e hábitos devem ser aprendidos dentro de casa. Não cabe ao professor passar valores a alunos, mas sim o conteúdo de sua disciplina. Porém um grande equívoco que muitos responsáveis cometem é deixar que seu filho receba somente a instrução da escola, causando um grande número de alunos conteudistas e sem a mínima educação ou saber de mundo. Criando assim uma responsabilidade, que não é do professor, de corrigir e instruir alunos.

    ResponderExcluir
  3. engana-se quem acha que os termos “professor” e “educador” são sinônimos. O primeiro tem a função de instruir o aluno exclusivamente em sua vida acadêmica, transmitindo ao mesmo informação e conhecimento. Já o segundo, tem como objetivo acompanhar o indivíduo em todos os aspectos de sua vida, repassando a esse, valores e o ajudando na construção de seu caráter e personalidade.

    ResponderExcluir
  4. No dicionário , a palavra educação é definida como : Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém.
    A moral é um processo de construção , que vem de casa , da família e da igreja , muitos pais deixam essa responsabilidade nas mãos da escola , no entanto , o professor tem sua função em transmitir o conhecimento adquirido ao longo da sua formação e não na moldagem do caráter de qualquer indivíduo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente educar e instruir são coisas completamente diferentes. Dar instrução é dar conhecimento, treinamento para que seja possível a realização de certa função na sociedade. O papel do professor na sala de aula, ou seja, o objetivo a ser alcançado pelo professor na sala de aula é literalmente o de instruir os alunos, treiná-los para que estes sejam úteis na sociedade de alguma forma, específica ou deliberada (seja no fundamental, médio ou superior, pois há uma dependência na especificação dos assuntos a serem abordados em correlação com os níveis de ensino).
    Já a educação não é algo vindo somente de casa, da família, da igreja, etc. A educação é fruto da sequência quase aleatória de interações sociais que ocorrem entre os indivíduos, a educação pode ser "boa" ou "ruim", continuará sendo educação; continuará influenciando a vida do indivíduo, seja na religião, hábitos, personalidade e enfim, tudo.
    Addendo, posso até afirmar que quanto melhor o professor "exercer o seu papel" dentro da sala de aula, muito provavelmente maior será a sua contribuição para a educação do aluno. Dentre os fatores que atuam no processo de aprendizagem como: experiências sensoriais, repetição, imitação, etc; está a questão da elevação súbita na intensidade da influência específica ou não em faculdades mentais do indivíduo; e é certo que isso funciona principalmente quando a influência é boa. Basicamente, o professor que causa um melhor impacto emocional|afetivo no aluno durante o seu período de instrução é quase sempre aquele que o melhor instrui.
    Isso ultrapassa os limites até mesmo da instrução à distância (livros, vídeos na Internet, etc).
    Portanto, como a educação é algo intrínseco, ou seja, inerente a instrução, é melhor que o professor contribua da melhor forma possível ao indivíduo, até porque esse é o seu trabalho.

    Ass. Vinícius Barros, 1º ano do Ensino Médio, turma A.

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao termo professor, deve-se ter em mente que ele está designado para transmitir o certo conteúdo da matéria. Existem uma diferença bem grande entre professor e educador, na qual, a palavra educador, logicamente simboliza educação, e a educação vem de casa, pelos pais, e isso não tem nenhuma relação com o professor. Entretanto, como eu já comentei à respeito de um professor , ele está na sala de aula para ajudar o aluno a entender aquele assunto, e não para educar .
    Esse foi meu pequeno comentário com relação ao tema.

    Ass : Luiz Felipe
    Série : 3 "B "

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Quando um aluno joga lixo fora do lugar adequado ou faz algum tipo de bagunça, a quem julgamos de imediato pela sua falta de educação? O professor ou os pais? Na sociedade contemporânea, muitas famílias deixam o dever de educar com o professor, sendo q o dever q um professor tem com o aluno é o de transmitir informações (geografia, ciência, matemática, história, etc).
    "A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui".
    Jean-Jacques Rousseau.
    Matheus Batista 3°B

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas confundem a palavra "professor" e "educador", esquecem q o professor não tem nenhuma decisão na vida moral de seus alunos. O professor apenas mostra o caminho do conhecimento (que é de extrema importância), a parte de educar fica com os pais, família até mesmo a igreja.
    Thiago Azevedo 3°B

    ResponderExcluir
  10. O problema da sociedade hoje em dia é que os pais não querem mais assumir a responsabilidade de educador e deixam esse trabalho para o professor,, mas isso é completamente errado já que como citado o livro essa não é a função do professor, a educação deve começado cedo em casa.

    Tiago Oliveira da Silva. 1° A

    ResponderExcluir
  11. A função do professor na sala de aula é instruir o aluno à tal matéria, é ajudar na parte acadêmica do aluno. A educação vem de casa, isso é uma das funções dos pais e não do professor, porém existem professores que além de ajudar na parte acadêmica, ajudam na educação dependendo muito do modo de vida do aluno, de como é sua família em relação a educação. Mas a real função do professor, como já foi dito é ensinar/instruir seus alunos, a educação é dever dos pais.

    ResponderExcluir
  12. Educação vem de casa. A criança deve ser educada desde cedo sobre o que deve ou não fazer, nenhum professor tem que ter a responsabilidade de educar, afinal apenas seus alunos e não seus filhos. A função do professor é de compartilhar o conhecimento e auxilar o desenvolvimento das habilidades dos seus alunos.

    Geovanna Silva de Sousa 1 ano A

    ResponderExcluir
  13. A função do professor é apenas dar conhecimento sobre oque acontece ao nosso redor, a educação em si, vem de casa,ou seja, os pais ou responsáveis são quem ensinam como se comportar perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  14. Certamente que, a educação deve vim de casa... desde pequenos devemos ser educados e ter conscientização que isso pode até mesmo afetar a sociedade de alguma forma... por exemplo, se formos educados a não jogar lixo em local improprio, é um bom começo, já que reduziria a quantidade de entulho que se vê nas ruas, consequentemente evitaria o entupimentos de bueiros e alagamentos...
    Pena que, na atualidade, os pais estão desatentos com a educação de seus filhos, que acabam por consequência, na maioria das vezes tendo uma má influência... alguns usam a desculpa de que ficam ocupado demais trabalhando para poder ter o sustento, e outros apenas pensam que é papel para o professor, e de certa forma não é... já que o papel do professor é fundamental na parte de estimular o conhecimento, ou para que o aluno faça bom uso e proveito da sua educação de forma saudável e produtiva...
    Luis Jorge
    1º A

    ResponderExcluir
  15. O dever do professor é apenas instruir o aluno a aprender a matéria e prepara-lo para passar em um vestibular e ser aprovado para alguma faculdade. Creio que educação vem de casa,isso é dever dos pais,ensinar os filhos e educa-los para serem boas pessoas em nossa sociedade. Certamente que por mais educação que o aluno receba,a escolha de exercer essa edução ou não vem apenas do próprio aluno

    ResponderExcluir
  16. O dever do professor é apenas instruir o aluno a aprender a matéria e prepara-lo para passar em um vestibular e ser aprovado para alguma faculdade. Creio que educação vem de casa,isso é dever dos pais,ensinar os filhos e educa-los para serem boas pessoas em nossa sociedade. Certamente que por mais educação que o aluno receba,a escolha de exercer essa edução ou não vem apenas do próprio aluno

    ResponderExcluir
  17. Bom primeiramente o indivíduo deve saber a diferença correta entre educar e instruir. Pois são palavras que parecem ser iguais mas seus significados estão longe disso. Cabe ao professor ou educador instruir as disciplinas em sala de aula. E o papel dos pais por sua vez é educar seus filhos para serem cidadãos responsáveis.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A educação como todos sabem,deve se aprender em casa,assim como a função do professor que é ensinar o devido assunto ao aluno e a função dos pais ensinar desde pequeno que não se deve ter certos atos e modos tanto dentro de casa e tanto o mundo a fora
    Lucas Souza da Silva 1°A

    ResponderExcluir
  20. O papel de um professor é instruir seu aluno, passar os conhecimentos seus adquiridos para ele e assim fazer com que o mesmo entenda os diversos ramos de estudo. A educação é dada pelos pais, para que os filhos convivam em sociedade de forma correta. As vezes, em muitos casos, o aluno possui a instrução de seu professor mas não a educação vinda de casa, o que complica um pouco na hora de instruí-lo.

    Ass: Dayanne Figueira
    Série: 3* C

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Os professores são contratados para ensinar o que o aluno precisa para a vida prática. A educação de uma pessoa é tarefa natural dos pais.  A palavra "educador" é mais ampla do que "professor". Educador é aquela pessoa que tem envolvimento com educação, sendo professor ou não.  Mas existe uma especificidade no trabalho do professor, pois professor se refere a uma categoria profissional que tem uma função muito específica e intencional que é ajudar o aluno a aprender, a aprender a ser uma pessoa melhor para si e para as pessoas com quem convive e, mais especificamente, a compreender melhor o mundo em que vive, por meio de conhecimentos sistematizados pelas diversas ciências.

    Milena Farias. 3°B

    ResponderExcluir
  23. A função do professor é instruir seus alunos com conhecimentos de um determinado conteúdo para que ele venha usufruir futuramente dos aprendizados,e os pais tem a função de educar os filhos para que os mesmo possam se comportar de maneira adequada no meio social.
    O próprio dicionário nos instruir sobre a grande diferença entre educar e instruir: ensino significa “transmitir conhecimento”; enquanto educação significa “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança”
    Dito isso pode-se compreender que cada um tem o seu papel para o desenvolvimento da criança, em um conjunto onde possamos reconhecer os valores tanto familiar quanto escolar.

    ResponderExcluir
  24. A função do professor sempre foi instruir seus alunos, contribuindo e compartilhando conhecimentos para que futuramente eles possam conseguir alcançar seu sucesso profissional. Uma pessoa instruída, geralmente é aquela que possui conhecimentos em determinadas áreas acadêmicas. O professor possui a formação para instruir seus alunos, visto que a educação vai além das paredes da escola, são ações, costumes, hábitos que são ensinados no dia a dia, dentro do ambiente familiar. Hábitos estes que acompanham o modo de viver de determinada pessoa que refletem suas ações no convívio social. Portanto, educação e instrução possuem sim, diferentes significados e que não devem ser confundidos por professores, alunos e pais. Uma pessoa bem instruída nem sempre pode apresentar uma boa educação, assim como uma pessoa mal instruída pode apresentar uma excelente educação. As duas devem ser trabalhadas e ensinadas a cada pessoa, porém, por diferentes mestres.


    Jhennifer Kerollen - 3º C / CAPB

    ResponderExcluir
  25. O professor instrutor cumpre obrigações. O professor educador celebra paixões. O professor instrutor superestima o quantitativo, instrumentaliza para o ter que tende à coisificação e a mercadejação do humano. O professor educador realça a busca do qualitativo, da globalidade do ser, da dignidade e da beleza humana; conduz à vocação, à voz do coração.

    O professor instrutor assume a função de mero transmissor e reprodutor dos saberes instituídos submetendo os indivíduos aos ditames estabelecidos, ao adestramento e à domesticação. O professor educador passa pelo já instituído e busca instituir novos saberes e sentires procurando rasgar os papéis e as máscaras que empacotam e escondem, instigando a autenticidade, o espírito criador e transgressivo.


    Agnys Amanda 3•C

    ResponderExcluir
  26. Professor não é educador, é um instrutor. Instruir o que nos é obrigado à saber para a vida profissional. O educador, nossos pais, formam nosso caráter ético, nos moldam para sermos pessoas conscientes e preparados para tomarmos as decisões corretas e coerentes.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. É visto na sociedade contemporânea,a divergência entre termos sinônimos " Educador" e "Orientador" adotados aos professores. Onde as mesmas, apesar de apresentarem certas semelhanças, possuem visões e objetivos distintos. A base da função dos professores é escolarização de indivíduos que estão em formação acadêmica e profissional. Dessa forma, é possível afirmar que os professores são orientadores pelo fato de serem pessoas dotadas de conhecimento de mundo que dirige e estabelece as diretrizes para o melhor funcionamento da sociedade.Já os Educadores, são pessoas, sejam elas famílias e comunidades,na qual permitem o desenvolvimento da personalidade e do caráter individual,contudo esse adjetivo tornou-se algo comum no perfil dos professores.A ética e a moral são os alicerces da educação para viver em condições de respeito e igualdade dentro da sociedade,papel na qual, é direcionado exclusivamente às famílias e comunidades. É visível ver o grau de importância grandiosa dos professores na formação do perfil profissional de cada cidadão. Para concluir cito uma frase de um autor autônomo:" O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira-nos"

    ResponderExcluir
  29. O professor em primeiro lugar, deve gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele

    Simone Cesa
    3C

    ResponderExcluir
  30. A obrigação do professor é ensinar uma técnica ou uma disciplina. O professor repassa aos alunos,seus conhecimentos de uma determinada área adquirida pelo seu próprio aprendizado.Já o educador(que geralmente é os pais) contribui na formação do carácter da pessoa,para que,faça as escolhas corretas e seja uma pessoa e um profissional bem sucedido, ou seja,tanto o professor quanto o educador são essenciais.
    3°C

    ResponderExcluir
  31. Professor seria “apenas” uma profissão, algo que se pode aprender a ser com uma série de cursos e treinamentos. Educador, por outro lado, é aquele com vocação, apaixonado pelo que faz. Certo de que a educação vem de casa , mas é quando a criança não tem um lar estruturado? Não digo que seria obrigatório, mas ao amar sua profissão, logo ele se importaria com o crescimento do aluno, buscaria ajudá-lo, já que ele está sem base no lar. Acredito que em algumas vezes, professores foram fonte de inspiração para alunos.E graças a esses mestres,que amam sua profissão, muitos que estavam "no fundo do poço" resolveram seguir seus conselhos e mudar o rumo de sua vida.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do educador. O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem. O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir